Livros: Coleção Vaga-lume

    A Série Vaga-lume deu início a minha relação mais próxima com a literatura, e acredito que tenha feito o mesmo com milhares de pessoas que estiveram na escola entre os anos de 1970 e 2000.

    Lançada nos anos 70 pela Editora Ática, a série tinha como objetivo oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para jovens que buscam aventuras literárias.
    A Coleção chegou a ter cerca de 100 títulos e suas capas seguiam o mesmo padrão, nas quais as imagens ficam para fora do quadro.
    Marcos Rey era o meu autor favorito da Coleção, seguido de Lúcia Machado de Almeida. Adaptei para um teatro da escola o livro "Garra de Campeão" de Marcos Rey, e me lembro até hoje da emoção em ver a história que li sendo contada no palco por mim e meus colegas de classe.
    Em 2020, depois de 12 anos sem publicar um livro inédito a coleção Vaga-lume retornou ao mercado editorial com "Ponha-se no seu lugar!" da escritora Ana Pacheco. Bom saber que a coleção está viva, né? Torço para que mais gerações se apaixonem por literatura a partir da Coleção.

Por Mayra Carvalho, Designer de Interiores, gateira e leitora inveterada.