Essa semana, recebi um convite da escola dos meus filhos, para uma reunião de apresentação do material de Educação Financeira, no sábado, 24/10. Ele começará a ser usado a partir de 2016, do maternal III ao 5º ano. Confirmei a presença, querendo saber como o tema seria abordado.
Picture from: http://educandoseubolso.blog.br/2015/02/27/vamos-falar-de-dinheiro/
Durante a explanação da assessora da DSOP, que é a empresa que desenvolve esse trabalho, fui me lembrando de algumas coisas que me ajudaram a orientar minha vida financeira até aqui, começando pela educação que recebi dos meus pais (a qual sou muito grata!) e passando por reflexões geradas, principalmente, por três meios diversos: música, televisão e (last but not least*) literatura.
A música #"Ka-ching", interpretada por Shanai Twain, é uma crítica ao mundo de consumo desenfreado em que vivemos, no qual muitas vezes fazemos sacrifícios para ter mais e mais. O que me remeteu agora, também, a outro livro, bastante invulgar, que tece uma sutil mas séria crítica ao mundo industrializado e consumista, onde os artesãos estão perdendo campo: A carverna, do prêmio Nobel de Literatura, o grande português, José Saramago. Leitura extremamente convidativa, juntamente com a música, à meditação sobre o assunto.
O episódio de desenho animado, Pinky Dinky Doo, é um que, creio, não esteja mais no ar. Uma pena se não estiver! É outro convite à reflexão, a ponderação antes do ato impulsivo e, por vezes, compulsivo. No episódio #"I want more" (Eu quero mais) uma menina que compra e compra sem parar é levada a perceber que não é possível viver numa casa onde ela mesma não cabe mais, devido a suas tantas posses. Muito instrutivo!
Por fim, o livro #"O homem mais rico da Babilônia", entre muitos outros ensinamentos e considerações, nos faz ver que é preciso saber viver com o que temos e nos mostra que precisamos criar maneiras de fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor. Um divisor de águas no meu entendimento de uma vida financeira saudável. Confesso que ainda engatinho nos ensinamentos, pois não é fácil, porém é muito válido e já obtive algumas vitórias, apesar dos tropeços.
Divido esses pensamentos, pois estou num momento de total resgate de entusiasmo: com meu planejamento financeiro, com meus sonhos a realizar, com a escola onde meus filhos estudam, com a vida!
Obrigada Adelaide, juntamente com o Colégio Lápis de Cor/Estrutura; Obrigada Márcia Novaes, assessora pedagógica da DSOP; e obrigada aos outros pais que puderam estar presentes para refletirmos juntos sobre o que queremos para as nossas vidas e para as vidas dos nossos filhos. Queremos sucesso, queremos equilíbrio e queremos, acima de tudo, uma vida feliz!
*por último, mas não menos importante
#clicando nos nomes depois da hashtag(#) você poderá acessar os links