Recentemente li uma adaptação de "A Rainha Margot", de autoria do francês Alexandre Dumas (1802 - 1870), mesmo escritor da famosa história "O Conde de Monte Cristo". Essa última só conheço a versão do cinema e que, aliás, gosto muito!
Existem especulações que tanto essas como algumas outras histórias de Alexandre tenham sido escritas com a colaboração de outros autores desconhecidos, mas parece não haver muito como comprovar essa hipótese.
Bem, voltando à Rainha... O romance original foi publicado em seis pequenos volumes em 1844. É uma história repleta de conflitos e interesses políticos, acima de tudo, que movem a corte do romance de Dumas, iniciando no ano de 1572. Muitos personagens fazem parte da história da França, dos quais um dos mais importantes na trama: Catarina de Médicis. Contudo, o autor certamente usou de sua liberdade criativa para apresentá-los como preferia em sua ficção.
Muitas armações e complôs, mudanças de lado convenientes e diversos amores (a maioria fora do casamento) fomentam essa história. A personagem principal parece ser uma das únicas a se manter fiel ao que se propõe desde o início. Para quem gosta de romances cheios de intrigas será uma diversão. Para mim, prefiro o Conde...
Picture from: https://www.amazon.com.br/Rainha-Margot-Alexandre-Dumas
/dp/8535901825/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1467306552&sr=8-1&keywords=a+rainha+margot